07/07/2009

Sorte de hoje: O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê a oportunidade em cada dificuldade

Era sábado à tarde (sol escaldante) e eu estava na parada do ônibus perto de duas mulheres. A parada é semi-deserta. Reclamei a uma delas que ia demorar. Visivelmente irritada com o meu comentário, ela disse que se eu pensasse que o ônibus demoraria, certamente ele iria demorar (e deixou subentendido que eu não devia pensar assim, pois ela ia pegar o mesmo, rs). Vendo que eu não ia párar de lamentar - falocomestranhospuxoconversadeelevadoroudesabafomesmo - a mesma ia mudar de parada e de itinerário, quando avisei que o ônibus despontava. Bufando (e voltando), ela falou que o pensamento deve ser positivo, sempre. Que pensamento ruim atrai coisa ruim (mas o ônibus apareceu logo, fato!).

Er... confesso que andei ranzinza nos últimos dias. Ranzinza sem causa. Logo, não sou a melhor pessoa para palestrar sobre otimismo, estampando o post com um smile amarelão. Isso só reflete o estressesaldãodesemestre. De muitas horas de pensamentos vagos, alguns planos e pouca ação. Lembro do alerta de Veríssimo: 'gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu'. Tá.

Numa de nossas últimas conversas, meu melhor amigo declarou ser um 'eterno otimista', enquanto me mostrava seu perfil recheado de frases sobre otimismo. Uma delas, de Fernando Sabino diz que 'o otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação'. E cá entre nós, não sofrer por antecipação é tudo o que eu preciso.

Pauta para o Blorkutando

23 comentários:

Déia disse...

kkkkk é... dificil ser otimista, mas manter o bom humor é fundamental para nossa saúde!! rsrsrs eu rio das minhas desgraças.. afinal, muitas delas nem tenho como resolver naquela hora e ficar mais irritada, em nada me ajudará!
Tente rs

Gabi disse...

Também não sou a melhor pessoa para "palestrar" sobre o otimismo, mas não é que você consegue passar uma mensagem superotimista mesmo afirmando que não é a melhor pessoa para falar disso?

Eu não faço culto ao otimismo, assim como não faço culto ao pessimismo... acho que a gente tem que ter de tudo um pouco... e por que não ser um pouco otimista-pessimista também né? Eu sou a favor das probabilidades *-)

Chris disse...

Pena que quase ninguem pensa assim
Vc ganhou 2 selos meus, passa no meu blog e dá uma olhada.

Natália disse...

Pensamento positivo sempre. beijos

Barbara Salvan disse...

Olá!
Adorei seu blog e suas postagens!
Posso te seguir? Me siga também ^^
Bjos ;*

Fer. disse...

verdade Paty! Otimismo nos traz coisas boas, mas é dificil ter sempre né. :)

ma! =) disse...

Sou muito otimista! Prefiro sempre acreditar que vai dar certo, mesmo que 99,9% me alerte de que dará tudo completamente errado. É melhor sofrer uma vez só: quando não acontece, quando não dá certo.. do que duas, sofrendo também por causa do pessimismo!

Adorei o post e principalmente o título, parabéns! Beijo.

ma! =) disse...

Ah! Obrigada pelo selo, vou postar lá. =*

▪ dααy imhof ! disse...

essa sorte de hoje, nos faz pensar bastante! parabéns pelo txt! quando puder passa no meu? (: beijos.

Olga disse...

sou pessimista, adoro a adrenalina de um sofimento antecipado... USUAHUSAHUAHSU

Karen disse...

hahaha
Você me lembra algumas pessoas falando assim...
Tenho duas primas SUPER PESSIMISTAS - não que você seja, mas elas são. Realmente, é uma coisa chata e sem noção, a pessoa ficar dizendo que vai dar tudo errado sem antes mesmo de saber. Eu sou adepta do realismo, com uma pintada up de otimismo. Se for pra pensar, desejar, esperar... que seja o melhor né? Não ajuda achar que o pior vai acontecer, só estressa. Definitivamente. :D

Aline disse...

Mas é bem por aí mesmo! Pensamentos bons atraem coisas boas.

Nanda disse...

aah, sabia que eu tbm sou pessimista? e olha, nem acho tão ruim assim... penso pelo lado de que o pessimista sempre está preparado pra que algo ruim aconteça.. caso aconteca o contrário, é lucro ;) haha

Menina Nina disse...

Eu tenho humor oscilante demais! Tanto faz eu ser o otimismo em pessoa, como eu ser a pessoa mais pessimista do mundo!

Natália disse...

Obrigada por aparecer no meu mundo. beijinhos.

ps: volte sempre que sentir saudade!

Nathália E. disse...

É... Eu também. :/

Sofia disse...

Oi, tudo bom?
adorei o teu texto. parabéns. passei pra avisa que postei um texto sobro o Porque da minha escrita (http://pirulito-no-palito.blogspot.com),dá a sua opinião, é importante pra mim. E outra coisa, se der entra na comu do blog no orkut, tem o link lá no blog.
obg,
Sofia

gabriela rohde ♪ disse...

Parabéns Patrícia! Belo texto, até agora o melhor, sem mais! Já estou seguindo! Beijos (:

Rebeca disse...

Ola :)
adorei seu blog viu?

beijinhos!

Sam disse...

Ser otimista, 'inda mais nos dias de hoje, é coisa pra poucos.
E, nesses poucos, eu não estou inclusa
/pessimismo mode off

beijos

Aquela tal de brito disse...

aiiiiiiiii
eu confesso as vezes sou pessimista
nunca acredito em milagres e muitas vezes naoa credito em mmim mesma!

aiii droga nao quero sofrer por antecipação. XD

disse...

Sou pessimista demais. E ainda mais teimosa. Mas vou ter que dar o braço a torcer - realmente, o otimista talvez sofra depois, mas o pessimista sempre sofre antes. Vou tentar mudar... Ou não. :*

Sofia disse...

Olá, tudo bom ?
Texto perfeito,como já disse, amei. Queria te pedir uma coisinha, eu postei sobre a Influência da Mídia lá no blog, o texto não ganhou o PostIt!, mas me dá a sua opinião ?
beeijos

Quantos?