04/07/2009

eu perdi o meu medo da morte*

mor.tes. f. 1. Ato ou fato de morrer. 2. Fim da vida animal ou vegetal; termo da existência. 3. Pena capital. 4. Destruição, perdição. 5. Pesar profundo. 6. Fim, termo.

Eu temia a morte. Temia tanto que ficava horas imaginando como um ato qualquer poderia tirar a vida de algo/ alguém. Tinha um interesse mórbido por notícias trágicas, vidrava na desgraça alheia. Triste! Um dia, porém, concordei com a idéia de Pascal: 'é mais fácil suportar a morte sem pensar nela do que suportar o pensamento da morte sem morrer'. E eu não posso morrer todos os dias.

A morte fecha um ciclo. Todos nós nascemos, crescemos, amadurecemos e... morremos, né não? Cazuza afirmou que morrer não dói. José de Alencar, vice-presidente do Brasil disse à Folha: 'eu não tenho medo da morte. Entreguei a Deus (...) Sem desespero. Tem de encarar de frente e nunca desmobilizar'. Grandes homens.

Não vou cultivar tristeza
Ficar sofrendo é besteira
Ando por toda a cidade
Sem ter medo da verdade
Não penso estar perdido agora
Tudo têm a sua hora
Estou de bem com o meu viver
Tenho calma, limpo a alma pra não padecer
(Espero que um dia - Natiruts)

* Raul Seixas perdeu o seu medo da chuva. Eu perdi o meu medo da morte.

Pauta para o Bee writer!

Para ler: Tenho medo... Rubem Alves

update: top da 2º edição! Tarso, te amo!

- dizer que não temo a minha morte não significa que eu queira passar desta para uma melhor. Eu só não quero sofrer.

'ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam' (Sl. 23:4)

18 comentários:

Sam disse...

Ahh, minha flor, brigada pelo selitchos!
Postarei assim que der!

Eu também tinha muito medo da morte. Até que vi vários exemplos de pessoas que iam fazer cirurgias super complicadas e depois, dar o testemunho de como foram corajosas. A coragem alheia me enconraja.

beijooos

Natália disse...

Morrer faz parte da vida :D
beijinhos

Coisinhas da Jeh _ disse...

aain, eu tenho medo da morte :~

Priscila Rôde disse...

Não tenho medo da morte em sim, mas sim do que acontecerá depois dela. Eu acredito que, não é um desfecho mas sim um começo de uma nova vida, de uma verdadeira vida que pode ser boa pra alguns e ruim pra outras, vai de acordo com nossos feitos agora. Disso sim, eu tenho medo, por que morrer não tem jeito.

Bill Falcão disse...

Pascal tava certo, Pat!
Rubem Alves tá certo!
Bjooooooo!!!!!!!!!

Nathália E. disse...

Acredito que a frase de Pascal já resuma tudo. Muito melhor morrer tendo vivido uma vida sem preocupações com relação a esse assunto do que morrer por antecipação, cada dia um pouquinho.

Beijo!
Amei o texto. ^^

Bad Astronaut disse...

Eu tenho medo, afinal, como eu acredito: "morreu, acabou".

Tania disse...

Oi! Estou tentando divulgar meu blog novo, dá uma olhada lá =)
Beijos!!
Tania

www.vanityqueens.wordpress.com

dreamsaboutme disse...

Paty!!!! Obrigada pelo selo e pelos sempre sinceros e doces comments, viu? Achei seu texto bem intenso, bem escrito e mágico, e é bom ler coisas assim! Beijos e apareça "lá em casa" quando quiser ;)

Menina Nina disse...

eu tenho medo da morte... e mais ainda da morte das pessoas perto de mim! Tenho um medo absurdo de perdê-las!

Mayana Carvalho disse...

Morte, final ou inicio?
Adorei o texto, gostei d aforma como colocou as coisas.
Beijinhos ;*

Camila disse...

O medo da morte não é da MINHA morte mas é a morte de quem eu amo...

Beijooo flor

Juliet. disse...

Gostei das citações. Sempre tive medo da morte e acho que continuarei tendo, não é algo que saia de mim facil, haha. beijo!

*+ButterflY PrincesS+* disse...

Eu n tenho medo de morrer, tenho medo de perder pessoas q amo.. Isso sim eu n suportaria. No mais, melhor nem pensar msm...

;**

Mariane Ferrari disse...

eu também não tenho medo de morrer, e sim de ter uma morte sofrida. se eu levar um tiro e morrer na hora, é melhor que ter uma doença que mata aos poucos. mas o jeito que vou morrer é uma incógnita.

beeijos. :*

Amanda disse...

Olhando pelas perspectivas dos grandes homens a gente para pra pensar e vê que a morte é algo natural e normal. adorei aqui !
beijos

Elisa Mucida. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gabriela rohde ♪ disse...

Belo post flor! Muito bem escrito, gostaria de não ter mais medo assim como você =S
Beijos

Quantos?