28/05/2009

Questão de caráter

Eu acredito que todas as pessoas são boas, até que me provam o contrário. Quem me ouve (quem me lê também) dizer isto, geralmente se espanta. Creio que os fins não justificam os meios. Melhor: os fins que almejo não dependem de quaisquer atitudes, mas de atitudes honestas. Sei que ser justo e acreditar em probidade no mundo cão em que vivemos não é fácil, mas é possível. É que como eu já disse, eu acredito nas pessoas. Penso inclusive que a ressocialização é possível, mesmo com um sistema carcerário (como todos os anteriores) fracassado como o nosso.

Como disse Lennon, 'você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único'.

É claro que por entender assim, não só no que é atinente à matéria penal (é que hoje eu discuti bastante com uma amiga que é agente da PF, com amigos de trabalho...) eu já me decepcionei, mas não mudei meu ver. É que ele faz parte da minha essência. Antes, da minha condição. Ora, porque que o homem é um animal diferente?

'Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter' (Theodore Roosevelt).

Pauta para o Blorkutando

16 comentários:

Fernanda Leal disse...

É questão de caráter, fato!
Adorei seu texto. De todos que li, foi o que achei mais objetivo e concentrado de opinião.

Sentiu as costas abrirem? Não sei explicar, desculpa. Mas posso te garantir que fiquei meio feliz. Talvez fosse a intenção implícita no texto. :D

dreamsaboutme disse...

Patrícia!Lindo texto sobre fé!Sim..sobre fé nas pessoas, na bondade e no caráter!Acreditar nisso é viver de forma mais leve, ainda que o chamem de sonhar!Bs e apareça menina!!!!! :)

Tais Cruz de Melo disse...

Gostei do seu comentário no blog da Fernanda - minhas costas abriram. E confesso que vim aqui e fiquei uns bons minutos olhando pro Freddy e pro Elvis!

Acreditar nas pessoas é uma consequência da reciprocidade...
Gostei do jeito que escreve, parabéns pelo blog!
Beijos e bom fim de semana!

*+ButterflY PrincesS+* disse...

Acho q é por isso q é tão dificil mudar o mundo. Pq nem todos acreditam nas pessoas.... Mas ainda é possivel fazer um mundo melhor!!! =D Lindo texto!

O Profeta disse...

No sul mora a saudade
No peito de mulher sem nome nem guarida
Que percorre a beira-mar entoando
Um chamamento de nostalgia

Porque o amor não se detém
Às vezes enlouquece a loucura
Tempestade ou bonança
Planta sedenta da ternura


Bom fim de semana


Mágico beijo

Lorena Portela disse...

paaati! que delícia teu blog!

eu sou aqui de fortaleza, adoro minha cidade, tb adoro a sua e fiquei toda contente por vc ser cearense de coração.

venha sempre por aqui. e volte sempre no meu blog.

um beijo doce, com gostinho de rapadura.

Natalia disse...

Eu sou muuuito desconfiada. Mas acho que acredito até demais nas pessoas. 'Se você disser, eu acredito.'
E vivo quebrando a cara por isso :/

Gostei muito do teu post.
objetivo e concentrado de opinião [2]

Coisinhas da Jeh _ disse...

ooh, adorei a frase do Theodore Roosevelt, disse tudo! :)

Aline Romero disse...

E carater é tudo.
Penso igual a voce, ninguem é ruim até que me provem o contrario.
Sorte pra nossos fins, e pros nossos meios!

Natty disse...

Antes eu me importava muito com o que os outros pensavam de mim. Mas hoje é totalmente diferente consegui me livrar disso!

beijinhos baby. :D

Grazzi Evans disse...

Lindo seu texto!
E eu também acredito nas pessoas; todo mundo tem solução!

E essa frase do John Lennon é Linda!
Beijos

meus instantes e momentos disse...

muito bom o texto, inteligente, bem escrito. Muito bom.
Gostei daqui.
Maurizio

Tatá disse...

Eu ainda acredito nas pessoas também.
Muito bom o texto :*

Marcela' disse...

Eu , sinceramente, acredito muuito nas pessoas; confio muito nos meus amigos e fico mega triste se algum deles me trai, o que só aconteceu uma vez e foi o bastante.
Acho que todo mundo diz que acredita nas pessoas e esse mundo à que me refiro são os poderes maiores desse lugar. Acontece que ninguém acredita nas pessoas quando se acomodam e não querem saber se alguem quer melhorar ou não; simplesmente esquecem que um dia acreditaram no ser e que ele pode melhorar..
ah, confuso, qlq dia me explico melhor, haha
Baci!

Nathy disse...

Lindo, lindo!!! Também acredito nas pessoas. Basta ter fé....Sim, isso é importante! Acreditar e persistir!

Bill Falcão disse...

Roosevelt e Lennon estavam certos! Então, se você tá com eles...
Bjoooooooo!!!!!!!!

Quantos?