26/04/2009

Hypescience: Usuários do Orkut têm notas mais baixas

O Hypescience tá comprovando algo que a minha irmã já deduzia (e vez enquanto me aponta): Que orkut em excesso significa horas de estudo de menos e, conseqüentemente, notas mais baixas. O site em comento já havia dito que o orkut aumenta a produtividade no trabalho (o que eu duvido muito!) e agora tá com essa! (hahaha)

A pesquisa feita com estudantes universitários de Ohio (onde é que fica isso?) aponta que estes acreditam que o orkut não atrapalham seus estudos. Embora a manchete seja sensacionalista, há a seguinte explanação: "Isso não quer dizer, necessariamente, que o orkut e outras redes de relacionamento façam com que você estude menos, ou que as notas sejam ruins. No entanto as descobertas levantam uma questão maior: o que os estudantes fazem quando não estão em sala de aula?"

A pesquisadora de nome esquisito apontou que a média dos usuários do orkut era um ponto menor dos alunos não-usuários do mesmo sítio. Que os primeiros estudavam em média de uma a cinco horas por semana enquanto os segundos abraçavam os livros entre onze e quinze horas semanais. Também exime a culpa do site pela média mais baixa de seus usuários (claro! e existe conta automática, por acaso?)

O ponto mais acertado foi o que afirmou: "(...) estudantes mais preguiçosos podem se entreter com coisas fáceis e próximas, como o orkut, e esquecer de estudar. Ou então eles podem passar mais tempo praticando esportes ou ouvindo música" (é aí onde eu me acho, rs!).

E você, o que acha de tais afirmações? É usuário do Orkut? Como fica o embate orkut x livros na sua vida? Quero saber! ;)

15 comentários:

A n i n h a a disse...

a verdade é que existem alunos e alunos.
Mas é fato que essa porcaria de internet emburrece ¬¬

Sam disse...

Ah, eu acho que depende de quem entra no orkut e não do site. Mas, essa tese se aplica a mim, hihi.

uma desfavorita dos deuses disse...

Eu acho que não tem nada a ver. Tipo
Se o cara não estuda é porque é preguiçoso, prefere ficar no orkut, msn do que estudar. Ai o problema é dele não do orkut.
O orkut ta ai, enquanto vc não ligar o computador e conectar a internet ele não influencia em nada nos seus estudos.
Assim como jogos, msn e tals.

;)
Aaaaaa, linkadaaa paty:)

Sofiia disse...

te adicionei na minha lista de blogs, êeee!
o.o [/medodemim
*
Mas é fato que essa porcaria de internet emburrece ¬¬ +1

Bill Falcão disse...

Bom, depende! Ser um eterno nerd ou um eterno outsider acontece, mas creio que são poucos.
O problema é viciar. Como em jogo, por exemplo. Acho que existem também os viciados em internet, que estão em todo lugar, inclusive no orkut.
Bjoooooooooooo!!!!!!!!!!!!!

Grazzi Evans disse...

É aquela coida de: Saia do orkut e vá ler um livro. ¬¬'
Realmente,eu fico muito mais tempo no orkut do que estudando ^^'.
Entretando gosto de um bom livro tambéma,amo ler! Só não tenho indicações legais,sei lá...
Agora com a correria,tá difícil pra mim fazer qualquer coisa =/

Adorei o post ;D
Beijos

uma desfavorita dos deuses disse...

gostei da caverinha, comofas?

Rafael disse...

Sítios da imaginação
Culpa dos acasos
Comprovações inconsequentes
Ohio é nos EUA
Aulas são pra uma vida inteira
Nem que seja por um segundo

Cadinho RoCo disse...

Eu não frequernto o Orkut e por isso não tenho muito o que dizer.
Cadinho RoCo

Maldito disse...

O Orkut,...definitivamente atrapalha a minha vida!
Inté

Dani disse...

Ah, sempre dá aquela vontadezinha de ver os recados no meio do estudo né? haha

Bjs

Evelyne Freitas disse...

... Para quem não gosta de estudar não tem jeito. Orkut, Mns,Blog... Não são Estes os vilões não! Qualquer coisa que não seja bem dosada prejudica, mas daí depende do discernimento da pessoa, Né?

Marcela' disse...

Bom, antes de qlq coisa, Ohio é nos Estados Unidos, hehe..
E sabe, o orkut nao me atrapalaha não, eu divido meu horário de estudo; segui à risca um hoario certo durante um tempo, aí hoje já sou acostumada, então é bem sossegado quanto à isso.. E eu leio, estudo, saio.. tudo numa boa, acho que o que falta pra essas pessoas é falta de organização mesmo.. ou simplesmente preguicinha, hihi
Baci!

Nathália disse...

Embora eu use o orkut, nunca consegui me viciar nele.
Às vezes passo semanas sem ir na minha página.

Acho que depende da força de vontade da pessoa.
Se ela sabe que tem que estudar e está afim de fazer isso, não tem orkut, twitter, msn ou seja lá o que for que vá tirar sua concentração.

Agora, se a pessoa não está afim de estudar, qualquer coisa vai ser suficiente para distraí-la.
Seja ela tecnológica ou não. Hahaha
Digo isso por experiência própria.

Beijo!

Cadinho RoCo disse...

Já de volta.
Cadinho RoCo

Quantos?